segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Dificuldade do Consenso e Prática Jurídica. O que isso tem a ver?


À primeira vista, talvez não seja possível estabelecer uma relação entre a dificuldade do consenso e a prática jurídica. Entretanto, ao analisar-se mais profundamente o tema proposto, ver-se há que uma coisa tem tudo a ver com a outra.

Quaisquer intrigas ou desentendimentos entre pessoas, podem acabar nos tribunais. Seja em uma simples briga de crianças, ou em um desafeto entre vizinhos, a melhor maneira de se resolver, é através da justiça.

Um desacordo comercial, certamente será resolvido pelos trâmites dos tribunais. Ao observar-se a quantidade de processos que existem nos procons e até mesmo nos Tribunais Especiais, verificar-se há que essa dificuldade de consenso acaba por ser resolvida através da prática jurídica.

Mesmo uma simples discussão de ordem familiar, ou uma eventual separação de um casal, há de serem resolvidos através da justiça. Busca-se sempre através da prática jurídica, a melhor maneira de se chegar ao consenso. Não há uma maneira mais correta ou mais definitiva, de se chegar à um acordo sobre um bem comum, do que através da Justiça.

Conclui-se que a maior necessidade de se utilizar da prática jurídica, é, certamente a dificuldade do consenso, porque nem todos tem o mesmo ponto de vista ou a mesma opnião sobre determinado assunto.
Ney Rocha
Acadêmico de Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário